Falência iminente ou escandalosa demais? “rbb” abandona planos para polêmico novo prédio de luxo — RT DE

1 de dezembro de 2022 20h59

Afinal, o “Rundfunk Berlin-Brandenburg” (rbb) não construirá sua planejada “casa de mídia digital”. O anúncio foi feito pela diretoria da emissora em comunicado à imprensa hoje. A decisão é justificada com “falta de aceitação entre a força de trabalho” e o “desenvolvimento de custos”.

A decisão de aceitar uma proposta correspondente da nova diretora da emissora, Katrin Vernau, significa o “fim irrevogável” da “Digital Media House” (DHM), chamado em um comunicado de imprensa da estação. Foi considerado um “projeto de prestígio” (FAZ) pela ex-diretora Patrícia, que foi demitida sem aviso prévio Schlesinger. A presidente do conselho de administração da rbb, Dorette König, explicou:

“O Conselho de Administração tratou detalhadamente as opções de ação em relação à empresa de mídia digital. Ele concorda com a rescisão imediata do projeto de construção. Os objetivos associados ao projeto de construção são desproporcionais aos custos globais significativamente aumentados. Além disso, novos insights foram obtidos por meio de modelos de trabalho alterados e novos desenvolvimentos tecnológicos que afetam os requisitos de espaço. Após uma avaliação completa de todos os riscos, não é justificável continuar assim.”

Ao mesmo tempo, Vernau tentou tirar algo de positivo do cancelamento do projeto:

“Ao interromper o projeto, estamos evitando um grande ônus para a rbb no futuro. Ao contrário de outras emissoras, nunca foi possível criar um espírito de otimismo na rbb através dos planos de construção, pelo contrário. Mas precisamos de coragem e a vontade de mudar. Estou feliz por podermos nos reagrupar agora.”

custos explosivos

A emissora também forneceu informações mais detalhadas sobre os custos que o projeto já gerou até o momento. Segundo este, após a paragem do projeto “Digitales Medienhaus”, a rbb investiu ao todo cerca de 32 milhões de euros em planeamento, preparativos no estaleiro e obras no projeto DHM, incluindo os custos de processamento. Deste total, cerca de 14 milhões de euros foram “investidos de forma sustentável”, por exemplo, no centro de televisão em Masurenallee e no grande estúdio de televisão A em Kaiserdamm. Os restantes 18 milhões de euros deverão ser anulados como prejuízo.

No entanto, novos pagamentos podem chegar à rbb: como explica Claus Kerkhoff, chefe do departamento financeiro da rbb, os “planos já reduzidos” incluem as “perdas no DMH na medida do possível” e “nenhuma rodada adicional de economias” é de se esperar. Mas é possível que em 2023 ainda haja um “baixo[r] dígito único[r] Milhões no planejamento financeiro” devem ser levados em consideração. A rbb também examina “possíveis reivindicações de recurso” e quer esclarecer as “condições para o fim do projeto geral” com todos os “parceiros no projeto de construção”. – e, portanto, o pagadores de taxas – devem ser suportados.

Como se diz, a rbb anunciou um concurso de arquitetura para o projeto em 2020 “após extenso planejamento preliminar”. Agora, pela primeira vez, foi realizada uma análise completa de custos, na qual foram apurados um total de mais de 311 milhões de euros para os custos esperados. como o FAZ escreve, foram estimados inicialmente 65 milhões de euros para o projeto. Nos últimos anos, os custos projetados aumentaram para mais de 200 milhões de euros. O projeto também foi “polêmico” por causa dos contratos firmados pela rbb com “consultores imobiliários”.

crise da rbb

A rbb vive uma crise enorme há vários meses – a estação ARD é confrontada com acusações de nepotismo, que são rejeitadas pelos afetados. No início de agosto, Patricia Schlesinger renunciou primeiro ao cargo de “presidente da ARD” e depois ao cargo de diretora da rbb. No decorrer do escândalo Schlesinger, todo o nível administrativo da estação tornou-se o foco da atenção do público. Mesmo a nova diretora Vernau não parece ter aprendido com os erros de sua antecessora.

O pano de fundo da crise da rbb também inclui – e é aí que está a emissora da capital não sozinho – que as emissoras públicas receberam mais contribuições de radiodifusão do que os especialistas previram, como escreve o dpa. Um dano corona esperado não ocorreu. Como resultado, houve receita adicional. No entanto, a rbb não reservou esses recursos, mas, segundo a própria conta, já planejava os próximos anos.

Por outro lado, as reservas de anos anteriores foram fortemente utilizadas. Portanto, a emissora pode cair no vermelho nos próximos anos. Até 2028, isso pode somar 174 milhões de euros se não forem tomadas contramedidas. A administração em torno do diretor interino Vernau está, portanto, planejando economias na casa dos milhões.

Antiga alta administração quase substituída

Entretanto, soube-se que o diretor do programa Jan Schulte-Kellinghaus, que está no cargo desde 2017, vai parar na emissora pública ARD no final de janeiro de 2023. Segundo a rbb, o conselho de administração aprovou um acordo de rescisão correspondente. Após a partida previsível de Schulte-Kellinghaus, o antigo se tornará Liderança Apenas o diretor de operações, Christoph Augenstein, estará na ativa. Schulte-Kellinghaus e a emissora teriam concordado em uma solução amigável. Ele só foi confirmado em fevereiro de 2022 para um segundo mandato e, portanto, por mais cinco anos.

Parte das críticas na crise da RBB também foram as regras de previdência para Executivos. Consequentemente, eles ainda têm direito ao dinheiro se não trabalharem mais para a estação, mas ainda não atingirem a idade de aposentadoria. De acordo com a rbb, a Schulte-Kellinghaus renunciará a tais pagamentos de pensões pós-contratuais, bem como pagamentos de bônus. O prazo de seu contrato de cinco anos firmado em março foi reduzido em uns bons dois anos, com base nisso ele será dispensado da RBB no ano novo.

Mais sobre o assunto – RBB tem que economizar milhões – mas o novo diretor recebe um subsídio de aluguel

Ao bloquear o RT, a UE pretende silenciar uma fonte de informação crítica e não pró-ocidental. E não apenas no que diz respeito à guerra na Ucrânia. O acesso ao nosso site foi dificultado, várias redes sociais bloquearam nossas contas. Agora cabe a todos nós se o jornalismo além das narrativas convencionais pode continuar a ser praticado na Alemanha e na UE. Se você gosta de nossos artigos, sinta-se à vontade para compartilhá-los onde quer que esteja ativo. É possível porque a UE não proibiu nosso trabalho ou a leitura e compartilhamento de nossos artigos. Nota: No entanto, com a alteração da “Audiovisual Media Service Act” em 13 de abril, a Áustria introduziu uma alteração a este respeito, que também pode afetar os particulares. É por isso que pedimos que você não compartilhe nossas postagens nas redes sociais na Áustria até que a situação seja esclarecida.



Source link