A fonte principal "Informações OVD" independentemente? Não, financiado pelo Ocidente

Quem acompanha a mídia alemã sabe que há protestos na sociedade russa contra a mobilização parcial. Este protesto é abrangente, o sistema Putin está tremendo novamente, garante o mainstream alemão. Eles citam como fonte notícias diáriasa Rede editorial Alemanha, alemão do sul, espelho diário e vários outros grandes meios de comunicação alemães e de língua alemã têm uma instituição chamada OVD-Info. OVD-Info é apresentado aos consumidores de mídia alemães como uma organização russa independente de direitos civis. No entanto, isso não é verdade, e nem mesmo metade da verdade.

A OVD-Info foi fundada em 2011 durante os protestos contra as eleições presidenciais. Os dois fundadores publicaram inicialmente os números e os nomes dos presos no Facebook. Devido à grande resposta eles decidiram então lançar o site Informações OVD para colocar na rede.

Em 2013, o projeto finalmente caiu sob a asa da organização de direitos humanos Memorial. Memorial agora está proibido na Rússia, e os cidadãos russos estão proibidos de cooperação e apoio financeiro. Antes da proibição, a organização era classificada como agente estrangeira e posteriormente classificada como extremista. Seus escritórios na Rússia foram fechados.

OVD-Info também foi classificado como agente estrangeiro. As autoridades estatais bloquearam o site alegando que ele promoveria o extremismo na Rússia. O alcance do OVD-Info é, portanto, limitado na Rússia.

Até agora, o projeto foi financiado em grande parte pelo Memorial, pela Comissão Europeia e por ONGs ocidentais. Há também financiamento cruzado. A organização guarda-chuva Memorial, por exemplo, foi ela própria apoiada pela fundação do partido dos Verdes, a Fundação Heinrich Böll. E ela trabalhou com o Center for Liberal Modernity, um think tank firmemente anti-russo que espalha sistematicamente informações erradas sobre a Rússia e o conflito na Ucrânia. Como a Fundação Heinrich Böll, o Zentrum Liberale Moderne é “indesejável” na Rússia; seus sites estão bloqueados.

Como foi mostrado, a organização OVD-Info, que a mídia alemã declarou independente, faz parte de toda uma rede de influência ocidental e alemã na Rússia que persegue um objetivo específico: substituir o “sistema Putin”. No entanto, OVD-Info não é um portal independente, nem é principalmente uma “organização de direitos civis”. Em vez disso, OVD-Info obviamente serve ao propósito de servir à narrativa ocidental. Como em tantos outros casos, também é o caso aqui que o Ocidente – e a Alemanha em particular – financiam as organizações na Rússia que, como instituições supostamente independentes, servem as narrativas anti-russas da mídia alemã para a frente da mídia.

O fato é que há atitudes muito diferentes em relação ao recrutamento nas várias regiões. Embora houvesse protestos em Moscou e São Petersburgo, os escritórios de recrutamento foram literalmente invadidos em outras regiões – conforme relatado pelo jornalista e pesquisador de conflitos Nikita Gerasimov em seu canal Telegram. Em outras regiões permaneceu quieto. Gerasimov enfatiza que não há uma imagem uniforme da posição da Rússia sobre a mobilização parcial. Mas a mídia alemã faz exatamente isso, e isso não é jornalismo, mas desinformação e propaganda.

Mais sobre o assunto – “Para acabar com a miséria” – moradores de Donetsk apoiam referendo e mobilização parcial



Source link